segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Minas é pioneira no teste das novas regras FITA


 Neste final de semana, a Federação Mineira de Arco e Flecha realizou uma prova de teste para apresentar as novas regras adotadas pela Federação Internacional de Tiro com Arco. No sábado 09/10, foram realizadas as provas de classificação nas modalidades recurvo e composto que consistem em round duplo a 70m e a 50m respectivamente.

De acordo com as novas regras, os atletas de recurvo atiram 72 flechas a 70m, com possibilidade máxima de perfazer 720 pontos. Para tal, é utilizado a face de alvo convencional (122cm) para a distância de 70m.
Os atletas de composto também atiram 72 flechas, mas à distância de 50m, podendo totalizar 720 pontos. Uma das novidades em relação às novas regras para esta modalidade é a utilização do alvo de 30m (80cm, cinco círculos). Os pontos foram contados de X a 6, em alvos individuais. Outra novidade é que as séries são de 6 flechas e têm 4 minutos para serem efetuadas.

No domingo 10/10 foi realizado o round olímpico, popularmente conhecido como combate.
Para o recurvo foi adotado o esquema de sets, como é usual em alguns esportes tais como Vôlei e Tênis. De acordo com as regras FITA, são 5 sets de 3 flechas a partir das quartas de final disputados a 70m. O vencedor leva 2 pontos e o perdedor do set, 0 ponto. Caso haja empate, ambos arqueiros recebem 1 ponto. A disputa da final foi emocionante. Daniel Xavier e Júlio César Sabino combateram pelo primeiro lugar. Júlio vencia com 4 pontos a 0 nos dois primeiros sets. Mas, no terceiro set, Daniel empata o set com Júlio e ambos recebem 1 ponto. O quarto set possibilitaria a Júlio uma vitória rápida, entretanto, Daniel venceu, empurrando o placar para 5 a 3. O quinto set foi decisivo, se Júlio vencesse, o combate terminaria ali em 7 a 3, se Daniel levasse a melhor, teríamos um empate de 5 a 5. Assim aconteceu, tivemos um empate e para tal, é atirada apenas uma flecha, a chamada Flecha de Morte. Torcidas divididas, muita tensão e todos concentrados na flecha de cada um dos arqueiros. Daniel atira primeiro, um 9 de linha. Júlio acerta logo depois um 6. Ambos atiraram muito bem e foram firmes, estão de parabéns.
A vitória não foi apenas de Daniel, mas de todos os arqueiros mineiros que compartilharam experiências, aprenderam e se divertiram.

O round olímpico para o composto foi o primeiro realizado na América do Sul em que foram usados os novos alvos in/out. O que vale pontuação neste novo modelo é apenas o círculo amarelo contabilizado em 1 ponto. As outras partes da face, azul (no caso, branca) e vermelho valem 0, por isso o nome in (dentro) e out (fora). As oitavas e quartas de final são constituídas de 4 sets de 3 tiros. As finais são 6 sets de 3 flechas. Em caso de empate, apenas uma Flecha de Morte é atirada e o vencedor é aquele que a atirou mais perto do centro; quem faz a conferência é o corpo de juízes. 
 

Ao final dos combates individuais, foram formadas 5 equipes de três arqueiros cada, sendo duas de recurvo e 3 de composto, que combateram entre si com fins apenas de treinamento para o 36º Campeonato Brasileiro.


Agradecemos ao Juiz Internacional Ronaldo de Carvalho que nos ensinou as novas regras e acompanhou o andamento das 3 provas realizadas, de forma paciente e companheira; às juízas adjuntas, Laís Nunes e Anselma Lapertosa pelos seus serviços e disponibilidade em apitar as provas. Ressaltamos ainda a iniciativa de Daniel Xavier, Diretor Técnico da FMAF, de realizar a prova de teste e providenciar todo o aparato necessário à organização.
Este final de semana foi de grande produtividade para o Arco Mineiro. Podemos notar que este tipo de atividade reforça o espírito de camaradagem e união entre os atletas, além de complementar seus treinamentos.
Parabenizamos a organização pela iniciativa e trabalho realizado e parabenizamos os arqueiros que se dispuseram a efetuar as provas.

Mais informações acerca das regras atuais, conferir o Livro de Regras da FITA no site: www.archery.org




Nenhum comentário:

Na TV

Veja a matéria sobre Leonardo Carvalho no MGTV.

As regras do Tiro com Arco no Globo Esporte.

Campeonato Brasileiro em BH no MGTV.



Arquivo do blog