segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Flechadas certeiras em busca da medalha de ouro

Time brasileiro do tiro com arco começa nesta segunda a maratona em busca de medalhas no Pan-Americano de Guadalajara


GUADALAJARA (México) – O time brasileiro do tiro com arco começa nesta segunda-feira (17) uma maratona que tem como meta quebrar um hiato de 28 anos, quando o Brasil conquistou sua última medalha em jogos pan-americanos. A partir das 10h30 (horário mexicano), 15h30 no Brasil, a equipe começa a dar as primeiras flechadas no campo Revolución, em Guadalajara, em sua estreia nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara.
A missão não vai ser fácil, mas os seis atletas (três homens e três mulheres) estão confiantes. No tiro com arco há disputas individuais e por equipe, separados por sexo.

Uma das esperanças de medalha é o belo-horizontino Daniel Rezende Xavier. Este será seu primeiro pan-americano, mas ele tem muita experiência em competições internacionais, como mundiais, sul-americanos e pan-americanos da categoria. Após alternar o tempo entre a finalização de uma dissertação de mestrado em Ciência Animal, na UFMG, e os treinos intensivos, em Campinas (SP), Daniel garante que o time está pronto. “Estou há sete meses em Campinas, treinando até oito horas por dia com o técnico coreano (Lim Hee Sick). O nível aqui está muito alto, mas temos chances de medalhas”, garante. O atleta começou no esporte em 1993, com nove anos e, na escola, era chamado de índio. Mesmo com as brincadeiras, não desistiu do esporte e teve o apoio da família para permanecer no esporte.

Os principais oponentes do Brasil são o México e os Estados Unidos. Ao contrário de outras modalidades, como a natação e o atletismo, no tiro com arco todos os países, incluindo os estados Unidos, vêm com força total, sua melhor equipe. Por isso, a esperança de conquistar um ouro ou prata existe, mas os brasileiros trabalham com a possibilidade de assegurar um bronze. “Tudo conta no dia da competição. Depende muito de como você está se sentindo. O lado psicológico vale muito”, enfatiza o atleta.

Nesta segunda serão disputadas duas provas: primeiro, no masculino, individual, uma primeira rodada de classificação, com tiros de 90 e 70 metros. Depois será a vez das mulheres, também individualmente, com tiros de 70 e 60 metros. Amanhã, os homens e as mulheres atiram às distâncias de 50 e 30 metros. Com os resultados, é formado um ranking, em que os primeiros enfrentam os últimos, em disputadas de duplas. Se avançarem na competição, os brasileiros irão disputar medalhas na sexta-feira e sábado, tanto individualmente quanto por equipe. Além de Daniel, completam a equipe brasileira Luiz Gustavo Silva, Fábio Emílio; Sarah Nikitin, Michelle Acquesta e Fátima Rocha.

O Brasil soma quatro medalhas de bronze em pan-americanos e as últimas três foram conquistadas ainda em 1983, na Venezuela. Renato Emílio, pai de Fábio Emílio, conquistou nos 70 metros e no individual geral. A equipe feminina, com Ana Beatriz Miranda, Cláudia Nunes Vasquez e Martha Emílio conquistou a outra. Mais uma medalha foi conquista em 1979, na estreia da modalidade em pan-americanos, pela equipe feminina (Arci Zelia Kempner, Cláudia Nunes Vasquez, Daisy Schmidt Pereira).


Fonte: www.hojeemdia.com.br

Nenhum comentário:

Na TV

Veja a matéria sobre Leonardo Carvalho no MGTV.

As regras do Tiro com Arco no Globo Esporte.

Campeonato Brasileiro em BH no MGTV.



Arquivo do blog