quarta-feira, 4 de junho de 2008

IV Copa Centro-Oeste de Tiro com Arco/2008



No dia 22 de maio deste corrente ano, após uma rápida viagem aérea entre Rio de Janeiro e Brasília, chegamos ao campo de tiro localizado no Clube do Exército para a realização do treino prévio à IV Copa Centro-Oeste de Tiro com Arco/2008. Conhecemos amigos de Brasília, Goiânia, Mato Grosso, Pernambuco e São Paulo.

No dia seguinte, com o tempo muito propício ao esporte, a prova foi iniciada nas distâncias longas e, posteriormente, passamos ao combate individual. Mesmo com o sol refletindo fortemente no nível do scope, venci a minha primeira disputa, mas fui eliminado nas quartas-de-final pela arqueira Daniella Branco Areias, que, para meu consolo, compõe a Equipe Brasileira Feminina de Arco Composto. O Márcio, com um pouco mais de "sorte", conseguiu chegar à final mas, infelizmente, acabou levando a medalha de prata. Certamente foi um malfadado 8 que lhe tirou o ouro...

Já no último dia de prova, qual seja, 24 de maio, com o tempo ainda ajudando bastante, iniciamos a sua última etapa pelas distâncias curtas e, enfim, chegamos ao combate por equipes.

Para mim, tratava-se de uma novidade, já que nunca havia participado de tal modalidade de competição. Eram seis tiros em dois minutos, com revezamento dos atletas e observância rigorosa da regra sobre o momento da troca. Confesso que, no subconsiente e antes do seu início, lamentei nunca ter praticado com meus pares mineiros esse interessantíssimo desafio ... Na hora "H", combinamos que a Daniella iniciaria a prova, até mesmo por conta do meu nervosismo, sendo seguida por mim e, posteriormente, pelo Márcio, que concluiria os tiros. A primeira disputa referia-se às quartas de final e, após alguns 8, 9, 10 e sonoros "x", conseguimos 219 pontos em 240 possíveis, tendo sido a melhor pontuação da rodada. Em segundo lugar ficou a equipe de Goiânia, composta pelo Henrique Junqueira Campos (10º no ranking brasileiro), Samuel Ferreira Coutinho (29º) e Willian Antônio de Oliveira (14º).

Constatamos que eu e a Daniela estávamos atirando as nossas quatro flechas e nos revezando em apenas setenta segundos e o Márcio tinha "quase confortáveis" cinqüenta segundos remanescentes... Para a final, mantivemos a mesma estratégia, mas terminamos a primeira série com a Daniela e o Márcio acertando 8 e 7 (oito e sete??!! É, oito e sete!!!)... E eu? Se não me engano, fiz dois 9... (Ufa!!!) Ao dirigirmos ao alvo para a apuração e anotação do resultado, nenhum de nós desanimou!!! Pelo contrário, ficávamos lembrando da célebre frase dita pelo SID ao TICO na final da 2ª Etapa da World Cup: Você só precisa fazer o que sabe fazer, nada mais do que isso!!! (tá até no Youtube!!!)

Na segunda e terceira rodadas, acertamos vários 9 e 10, conseguindo recuperar e, mais do que isso, ultrapassar a equipe oponente por parcos dois pontos. Finalmente estávamos na quarta e última rodada. Tiro após tiro e sonoros 10 e "X" cantados pelo Márcio e depois pela Daniela, fizemos 58 pontos em 60 possíveis, recordando-me que, após ter finalizado a minha participação em Brasília com dois perfeitos 10, recebi os parabéns até dos queridos adversários.

Resultado da disputa: 1º Lugar para a equipe formada por Minas e São Paulo, tendo levado para casa um lindo troféu e três brilhosas medalhas de ouro. Com quem ficou o troféu? (certamente perguntarão...) Comigo, como uma forma de, segundo o Márcio e a Danni, de prestigiar a minha atuação e incentivar o meu avanço neste esporte tão fascinante e apaixonante que é o TIRO COM ARCO.

Garanto a todos que não há sentimento melhor do que subir no lugar mais alto do pódio, sem deixar de lado aquele velho ditado que diz que o importante é competir.

Abraços a todos e obrigado pelo incentivo.

Dílio Procópio Dayrell Drummond de Alvarenga
Arqueiro-atleta desde setembro de 2007

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei!! muito obrigada e parabéns pois você merece!!

Na TV

Veja a matéria sobre Leonardo Carvalho no MGTV.

As regras do Tiro com Arco no Globo Esporte.

Campeonato Brasileiro em BH no MGTV.



Arquivo do blog